Cubo Mágico, também conhecido como Cubo de Rubik, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado por um arquiteto húngaro Ernő Rubik em 1974 e a primeira versão era feita de madeira e tinha bolinhas de várias cores para distinguir as diferentes faces.
O cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes. Também há outras versões menos conhecidas como 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5, existe até 33x33x33.
Quando o Cubo Rubik foi criado, não foi feito com o intuito de ser um brinquedo e sim para auxiliar a explicação de geometria tridimensional aos seus alunos pois ele era professor de arquitetura, só que nem ele mesmo o criador do cubo o conseguiu resolver quanto mais movia as peças do cubo mais baralhava e só um mês depois ele o conseguiu resolver.
O Cubo só 5 anos depois de ter sido inventado foi conhecido pelo mundo na feira de brinquedos de Nuremberg em 1974 a mesma que inventou a playmobile, viram o cubo e reparam que poderia se tornar famoso e um ano depois virou uma febre apesar de "ninguém o conseguir resolver". Ganhou o prémio do ano em 1980 e 1981 e em 30 anos vendeu mais 350 milhões de cubos